É comum que todo corretor queira ser bem-sucedido e algumas dicas para ter sucesso vendendo seguros podem ser vistas em histórias de outros corretores como no caso do Carlos.
Carlos tinha muita dificuldade em vender seguros de viagem a brasileiros que viajavam pelo país, pois a maioria afirmava não precisar do serviço por ter plano de saúde nacional. Até que um dia ele perguntou a uma pessoa que atendia: você está assegurado, mas quem vai te assegurar caso você perca um voo, uma bagagem ou seus pertences durante a viagem?
E foi assim que ele conquistou seu primeiro cliente. Se você também quiser ser um corretor de sucesso, seja para vender seguro de vida, seguro residencial, seguro de veículo ou qualquer outro, há 6 dicas que você deve seguir. Confira:
Seguro é algo que as pessoas precisam ter, mas vendê-lo não é tarefa fácil. Para isso, é necessário conhecer bem a necessidade que o cliente pode vir a ter a ponto de contratar um seguro, seja por um bem roubado em sua residência ou dano causado no carro novo. Ir a fundo e apresentar a solução é o principal desafio do corretor.
Adapte sua venda de acordo com o perfil do comprador, não ofereça a mesma apresentação para todos seus clientes. Converse com ele, pergunte quais problemas ele tem e o que, especificamente para ele, é o mais importante para ser segurado. A partir dessas informações mostre como uma de suas opções de seguro pode ser boa especificamente para resolver o problema dele.
Geralmente, o corretor tem uma variedade de opções de seguros à disposição, por isso, não saia oferecendo todos aos seus clientes. Afinal, as razões da contratação do seguro e o tamanho do bolso podem variar de pessoa para pessoa.
Faça a oferta do plano ideal para cada cliente, tanto em relação aos benefícios quanto ao preço. Afinal, cada cliente tem um perfil e problemas particulares a ele, então busque seguros que servem precisamente para o seu cliente.
Uma queixa muito recorrente de quem contrata seguros é a longa espera pela qual precisa passar no telefone ou pessoalmente com o corretor. Isso acontece quando ele consulta os planos das seguradoras uma de cada vez, forçando o cliente a aguardar.
Para que o cliente não se canse e você possa aproveitar mais o seu tempo, é imprescindível ter um sistema de cotação com multicálculo que possa filtrar os planos das seguradoras de forma rápida. Do contrário, você pode perder um cliente que esgotou a paciência de tanto ficar esperando.
Além disso, um sistema multicálculo libera mais tempo para você, o qual você pode investir em aprender cada vez mais sobre seu cliente, prover um serviço melhor e atender ainda mais clientes. Se você quer crescer sua corretora invista em tecnologias que aumentam a eficiência do seu dia a dia.
Todos conhecemos alguém que precisa de um seguro, seja porque tem uma casa, um carro, vai viajar, etc. Portanto, ter uma rede de contatos com pessoas que podem se tornar clientes é fundamental para o corretor bem-sucedido.
Mantenha seus contatos em um CRM, um sistema que reúne todas as informações sobre cada um de seus clientes e contatos, possibilitando você identificar oportunidades de vendas, gerenciar campanhas de marketing e registrar problemas de serviços em um só lugar.
O que diferenciaria você do seu concorrente? Se a resposta for “nada”, essa é a hora de inovar. Para fazê-lo, basta ver o que os demais corretores não estão fazendo, isto é, qual demanda não está sendo atendida. Descubra o que é e preencha essa lacuna.
Por exemplo: muitas seguradoras trabalham de segunda a sexta em horário comercial, o que prejudica um cliente que precise entrar em contato fora desse horário. Logo, se você contar com um serviço que possa atendê-lo depois das 18:00 e nos fins de semana, por exemplo, é um diferencial. A corretora Romap de Uberlândia usou essa tática.
Nunca fique para trás tecnologicamente, invista em sistemas que podem aumentar a eficiência e efetividade da sua corretora. Sistemas de gestão são ótimos para ajudá-lo a gerir seus dados, permitindo a gestão de propostas, apólices, endossos, renovações faturas mensais, segurados e leads. Assim, você não ficará mais dependente de diversas planilhas para tomar decisões, pois poderá acessar seus dados de maneira centralizada em um sistema de gestão que funciona em todas as plataformas.
Cliente satisfeito sempre volta e caso o seu queira comprar mais uma casa ou veículo, quem ele poderá procurar novamente para fazer um seguro? Você! Contanto que mantenha com ele um bom relacionamento desde a primeira compra.
Atenda as necessidades de seu cliente com agilidade, fazendo as perguntas certas e demonstrando interesse em resolver a situação dele. Lembre-se clientes bem atendidos tem maior chance de serem fidelizados possibilitando mais vendas e, além disso, divulgando sua empresa para seus amigos e familiares.
Seguindo essas dicas para ter sucesso, você poderá ser um corretor de seguros cada vez melhor. Se você curtiu este artigo, curta também nossa página no Facebook e fique por dentro de mais dicas e novidades!
[contact-form-7 id="502" title="Newsletter"]