Qualquer que seja nosso foco, a palavra de ordem em qualquer mercado hoje é inovação. Pode até parecer modismo, porém, se você ainda não estabeleceu metas, processos e ações voltadas para a inovação em sua corretora de seguros, a chance dessa decisão gerar prejuízos para sua empresa no curto e longo prazos é enorme.
Mas não se desespere, listamos aqui alguns passos simples que podem inserir sua corretora na atual onda de inovação e fazer sua rentabilidade aumentar exponencialmente. Você está preparado para isso?
Antes de se preocupar com o processo de inovação e com ações que buscam atingir um novo patamar de atendimento da sua corretora de seguros é preciso entender que, se antigos processos não forem modernizados, todo o esforço será em vão.
Processos antigos tornam a operação da sua corretora lenta e ineficaz. A consequência disso são clientes insatisfeitos e uma equipe abarrotada de tarefas que quase nunca levam a um resultado prático e lucrativo.
Veja bem, não se trata de tirarmos o mérito dos processos da maneira que foram criados, até porque foram eles que te levaram até aqui, porém, quem mudou foi o consumidor, com novas demandas e expectativas, principalmente em relação à agilidade com que ele consegue as informações que demanda para você!
O novo consumidor está acostumado com respostas imediatas e retornos objetivos. Ninguém quer mais ligar em uma pizzaria e ouvir o cardápio, as pessoas querem entrar no aplicativo e já encontrar seu pedido favorito pronto para compra.
Por isso, se sua corretora ainda não investiu em ferramentas que possibilitam a diminuição do tempo de retorno para seu cliente, outra corretora o fará e, muito provavelmente, quando você entrar em contato com o cliente novamente, a corretora já terá perdido o negócio.
Uma das formas mais eficazes de otimizar o atendimento a clientes é através do uso de um bom multicálculo.
Com tantas seguradoras no mercado, ter acesso ao melhor custo pode demorar muito mais do que antes e, quem tem esses dados mais rapidamente, aumenta muito sua chance de fechar o negócio.
Outra forma muito eficiente é através da padronização de processos. Quando temos processos claros e bem definidos, a equipe sabe exatamente como agir e não perde tempo com questionamentos e dúvidas sobre o que e como fazer. Por isso, estude e documente os processos principais da sua corretora e divulgue para sua equipe. Assim, todos saberão exatamente o que fazer em cada situação, além de criar um atendimento padronizado para seu cliente.
Se você já preparou sua corretora através de uma padronização de processos, uma filosofia de gestão integrada e uma otimização de tempo através de ferramentas como o multicálculo, é hora de inovar e buscar novas formas de alavancar sua produção e, principalmente, sua rentabilidade.
Uma das formas mais eficazes de buscar esse resultado é nunca parar de pensar e repensar seus métodos, abordagens, ferramentas e processos.
Mesmo que você já esteja com uma formatação de atendimento e gerenciamento de negócios eficiente que está gerando bons resultados, não caia na armadilha de achar que isso basta.
Nosso cliente está cada vez mais exigente e suas exigências têm mudado com uma velocidade muito maior que antes. Novas necessidades são criadas e se você não atendê-las a tempo, o seu concorrente o fará.
Por isso, mantenha sempre seus indicadores no radar e, a qualquer sinal negativo, pense nos motivos e como resolvê-los para continuar atendendo seus clientes com a mesma qualidade de quando eles fecharam o primeiro negócios com vocês.
A verdade é que, em um mundo tão dinâmico e com mudanças repentinas e drásticas, a melhoria constante dos processos e de tudo que envolve os negócios da sua corretora passou de um diferencial competitivo para uma necessidade de sobrevivência.
O novo consumidor exige que você melhore a cada dia e isso deve ser o foco da sua gestão!
Teste grátis o Segfy, software com foco em gestão e multicálculo!