O Open Insurance é uma mudança que impactou o mercado de seguros para 2022 foi a inclusão do Open Insurance. O projeto consiste em uma estrutura completa e integrada onde possa haver troca de informações e dados para favorecer o cliente.
Basicamente, a ideia é criar um mercado de seguros flexível, onde possa acontecer troca de dados entre seguradoras, corretoras e demais segmentos do setor com supervisão da Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Mas no seu dia a dia o que, de fato, vai mudar? O corretor de seguros sofrerá com os impactos do Open Insurance?
Na leitura abaixo, vamos responder essas e outras questões sobre a chegada do Open Insurance no Brasil. Acompanhe!
Com a implementação do Open Insurance em fases, as mudanças também devem ser sentidas de forma gradual e espaçada em todos os players do mercado. Porém, os preços são o primeiro ponto a sofrer uma mudança positiva para os segurados. Com a democratização dos dados, o cliente tem o poder de personalização do seguro que deseja contratar.
Com isso, é viável que o produto fique mais barato e mais objetivo para cada necessidade. Corretores de seguros e seguradoras são os players do mercado que mais precisam estar preparados para o impacto no valor. O Open Insurance faz com que a demanda aumente e se torne mais exigente com os produtos de seguros.
A grande mudança do Open Insurance passa pela gestão dos dados. O processo será gradual e separado por fases. A primeira fase aconteceu em dezembro de 2021 e contou com o compartilhamento de dados entre as empresas referentes aos produtos e os canais de atendimento. A segunda fase está prevista para setembro de 2022 e contará com a liberação do compartilhamento de dados por parte dos clientes.
A última fase está marcada para dezembro de 2022 e contempla o cumprimento na íntegra dos serviços de todos os players envolvidos no mercado de seguros.
Por fim, é válido ressaltar que o compartilhamento dos dados pessoais de clientes ou de serviços descritos nas mudanças do Open Insurance precisam obrigatoriamente do consentimento por parte dos envolvidos. A autorização deve ser feita de forma digital e por livre manifestação de vontade do cliente. Ou seja, é ilegal obrigar a pessoa a concordar com o compartilhamento daqueles dados.
O modelo de negócio digital está cada vez mais presente no mercado de seguros. O Open Insurance traz uma combinação de sucesso para que essa mudança seja ainda mais impactante positivamente para os corretores de seguros.
A gestão dos dados será facilitada e a gestão da LGPD também, com isso as alterações trazidas pelo Open Insurance são ainda mais positivas para os corretores que planejam um 2022 ainda mais digital em suas corretoras.