São muitas as oportunidades no seguro empresarial. Se há um segmento que merece atenção no mercado de seguros, com certeza, é esse. Isso porque ainda há muitas empresas sem o devido seguro, seja por falta de conhecimento, por considerar o custo muito elevado para o negócio ou até mesmo por acreditar ser um tipo de seguro irrelevante para o risco do seu negócio.
Só essa afirmação já dá parâmetro para você, corretor de seguros, montar sua estrutura de argumentos e enxergar as diversas oportunidades no seguro empresarial. Se o fizer, aumentará significativamente a carteira de clientes e a consolidação em outros produtos. Além disso, vai conseguir desmistificar para o cliente a questão do custo, que muitas vezes tem valor irrisório se comparado ao risco de perdas envolvidas.
Veja como você pode usar as oportunidades no seguro empresarial em seu benefício!
Se há um negócio em operação, não importa o tamanho da empresa, há algum tipo de risco envolvido. Se ela tem espaço físico, há o risco dos danos materiais a esse ambiente, seja na estrutura onde a empresa está alocada ou somente em danos e transtornos provenientes de seu interior, em seus equipamentos ou em suas ações inerentes à atividade.
Partindo disso, as oportunidades no seguro empresarial são muitas, pois você pode focar no principal risco ao qual uma empresa está exposta e ainda trabalhar riscos paralelos como se fossem um plus. Mesmo que o foco de uma empresa não seja incêndio, esse tipo de seguro tem como premissa básica de contratação essa cobertura que, na maioria das vezes, é irrelevante no custo total do seguro. Ou seja, ela vale a pena.
Contudo, são vários os riscos aos quais as empresas estão expostas e se elas não se protegerem, eles podem levá-las, inclusive, à falência. O prejuízo de um incêndio total, por exemplo, sem recurso acumulado para recomeçar o negócio ou para entregar vendas, já feitas, gerarão uma dívida passiva enorme.
São vários os riscos aos quais as empresas estão expostas, mas você deve focar naquela que tiver realmente mais probabilidade de acontecer considerando o cenário, local das instalações e atividade do cliente.
Por exemplo, há empresas em que o maior risco é em relação à região em que ela se encontra e o tipo do negócio. Em outra, o maior risco é a responsabilidade civil em detrimento da atividade que desenvolve. Em outros casos, o risco de danos elétricos se sobressai por haver muitos equipamentos eletrônicos de alto valor dentro do negócio.
Para todos esses riscos é necessário contratar a básica que é o incêndio, raio e explosão. Há situações em que o empresário precisa somente de um novo local para seguir suas atividades, seja por um impedimento de acesso à sua empresa ou porque ela teve danos e precisa de consertos por um tempo.
O que falar do roubo, tão presente nos dias atuais? Mas não é toda empresa que tem esse risco eminente, mesmo que seja comum hoje em dia. Há ainda no mercado, produtos especializados para determinadas atividades.
Dito isso, o corretor de seguros pode propiciar diversos benefícios às empresas que necessitam desse tipo de proteção. Mais uma vez, exige conhecimento do consultor, uma conversa com o cliente e visita às instalações da empresa, para juntos identificar melhor os riscos possíveis envolvidos no negócio. A proposta de uma apólice com as soluções adequadas só deve ser feita depois disso. Esse processo também é importante para fazer o enquadramento correto da atividade junto à seguradora.
Se esse trabalho for bem feito, além de convencer o cliente da sua dor, você também aumenta o elo de confiança e passa segurança sobre o que está fazendo, podendo gerar outros negócios futuros advindos do mesmo lugar como, por exemplo, o seguro de vida em grupo.
Faça uma venda mais consultiva nesse segmento e gere mais oportunidades no seguro empresarial.
Confera nosso e-book gratuito sobre seguro empresarial e saiba como aumentar suas vendas!