Em qualquer profissão, a hora do pagamento é sagrada. Em uma corretora de seguros, ele vem na forma do repasse de comissões a produtores que realizaram as vendas. Para os gestores, é uma tarefa mais complexa do que simplesmente depositar um salário que é o mesmo todo mês, como ocorre com funcionários de empresas de outras áreas ou mesmo aqueles que trabalham na corretora, exceto os corretores de seguros.
Por exigir dedicação constante e envolver muitos cálculos, esse processo pode dar um nó nas operações da empresa se não for bem executado.
Para evitar erros no repasse de comissões a produtores da sua corretora de seguros, é preciso cuidar, antes de tudo, do controle do pagamento de comissões pelas seguradoras.
A partir daí, a segunda etapa é garantir que a administração dos repasses seja uma operação organizada, prática e precisa dentro da sua empresa. Para isso, defina bem os procedimentos internos que serão adotados e certifique-se de que eles serão sempre seguidos.
O melhor mecanismo para reunir todos os dados necessários e diminuir a margem de erros é um sistema de gestão de corretoras, no qual é possível cadastrar o valor de cada proposta efetivada, quem foi o produtor responsável, o tipo de comissão a ser paga (sobre o prêmio líquido, sobre a comissão da corretora ou um valor fixo, por exemplo), a forma de pagamento, entre outros.
A automatização por meio de uma ferramenta desse tipo faz com que você não precise realizar todos os registros manualmente, em planilhas grandes e confusas, o que acaba sendo muito trabalhoso.
No final de cada mês, ou do período definido para cada repasse, o seu trabalho - ou do seu setor financeiro - será apenas consultar os relatórios de comissões de cada produtor, efetuar os pagamentos e registrar as baixas, sem maiores complicações.
Quando uma empresa não organiza bem o repasse de comissões a produtores, pode acabar desestimulando o seu time comercial. Realizar os pagamentos em dia e com os valores corretos é muito importante para que os seus corretores continuem motivados a sempre melhorar a produtividade.
Isso acontece porque falhas ou divergências relacionadas a esse assunto desgastam a relação entre a corretora e os produtores, abalando a sua confiabilidade, mesmo que tenham sido frutos de meros enganos e não de má fé. Até porque, o simples fato de gastarem tempo de trabalho para corrigir o erro, já tira o corretor de seu foco principal, que deve ser a busca por novos negócios e a manutenção de um bom relacionamento com os clientes.
Esse é mais um fator que aponta a importância de se ter um processo de repasse de comissões a produtores confiável, requisito que um sistema de gestão de corretoras certamente preenche. Os profissionais se sentirão mais valorizados e a rotatividade em sua corretora vai diminuir, o que também contribui para uma maior produtividade.
Outra dica é vincular os repasses ao recebimento da comissão pela seguradora, assim você só precisará desembolsar o valor após a companhia ter efetivado o pagamento, evitando o desequilíbrio do seu fluxo de caixa.
Por último, monitorar e controlar os repasses de comissões a produtores evita inconsistências contábeis no balanço financeiro da sua empresa e, não menos importante, problemas legais com os corretores. Aliado à utilização da ferramenta de gestão de corretoras, certifique-se de que está aplicando boas práticas fiscais.
Tudo isso vai garantir tranquilidade e muito mais disposição para conquistar cada vez mais clientes, e para fazer também uma boa gestão das apólices de seguros em vigor.
Ao investir em um bom sistema de repasse de comissões a produtores, um sistema de gestão especializado no negócio das corretoras de seguros, o maior resultado é estratégico, pois o foco dos profissionais é direcionado para o que realmente importa: fazer crescer a competitividade e promover a fidelização dos clientes.